Ambientes Corporativ​os Humanizado​s

Tempos flexíveis adequados às idiossincrasias de cada funcionário, respeito às necessidades psicológicas e físicas de cada indivíduo, e inexistência de um ritmo universal de trabalho são questões contemporâneas concernentes ao planejamento dos ambientes de trabalho. Respeitar o fluxo temporal individual de modo a favorecer a criatividade é fundamental também para aumentar a produtividade.
Entretanto, embora haja abertura e flexibilidade nos ambientes corporativos ditos humanizados, há certos limites dada a objetividade das tarefas a serem executadas pelo funcionário em contrapartida à subjetividade de cada colaborador. Afinal há um serviço a ser cumprido dentro de um prazo, pois antes de tudo existem demandas concretas.

Google office, Tel Aviv, Israel

Google office, Tel Aviv, Israel

Logo, tratando-se de um trabalho comercial onde há lucro envolvido, para evitar desperdícios e dispersões o ambiente corporativo tem sido moldado -humanizado- de maneira a oferecer o espaço mais propício possível ao desenvolvimento da criatividade do colaborador.

Skype, Palo Alto, California, EUA.

Skype, Palo Alto, California, EUA.

Espaço para reuniões informais - Skype, Palo Alto, California, EUA.

Espaço para reuniões informais – Skype, Palo Alto, California, EUA.

Humanizar um escritório é uma empreitada que deve levar em conta também as particularidades de cada negócio, é um processo que depende não somente do tipo de atividade desenvolvida como também do porte da empresa, da maneira como os colaboradores trabalham, por exemplo, a predominância do trabalho individual ou do trabalho em grupo. Há grandes diferenças na hora de humanizar uma montadora de automóveis e um escritório de advocacia.

Sala de espera - Facebook, Palo Alto, California, EUA.

Sala de espera – Facebook, Palo Alto, California, EUA.

Área de convivência- Microsoft, Redmond, Washington, EUA.

Área de convivência- Microsoft, Redmond, Washington, EUA.

Embora cada caso deva ser analisado individualmente, uma característica recorrente dos ambientes corporativos humanizados é o caráter lúdico da proposta de humanização. Não raro observam-se ambientes temáticos, coloridos e alegres, uma tentativa de simular situações de relaxamento e descanso e proporcionar ao funcionário as condições necessárias ao desligamento, mesmo que breve, das atividades que ele executa.

Sala de reunião - Microsoft, Redmond, Washington, EUA.

Sala de reunião – Microsoft, Redmond, Washington, EUA.

Varanda - Google, São Paulo, Brasil.

Varanda – Google, São Paulo, Brasil.

Humanização é um tema que divide opiniões; para uns é uma manobra das empresas para manter o funcionário trabalhando por mais tempo ao oferecer a possibilidade de fusão entre ambiente profissional e ambiente de descanso, para outros é um avanço e uma quebra de paradigma, uma nova forma de trabalhar. Não se pode negar que é uma forte tendência e certamente trará à tona ainda muitas discussões e reflexões a respeito da ideia de trabalho.

Martha Battaglin

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: