O que é BIM?

Modelando com BIM

Modelando com BIM – http://www.autodesk.com/

BIM, sigla em inglês que significa BUILDING INFORMATION MODELING, ou seja, Modelo da Informação da Construção. Os programas BIM operam com duas características principais, a modelagem paramétrica e a interoperabilidade.

A interoperabilidade é a capacidade de um sistema (informatizado ou não) de se comunicar de forma transparente com outros sistemas, semelhantes ou não, o que se feito de forma ampla e padronizada permite um fluxo maior e facilitado de informações.

O processo de projetar com programas BIM é diferente da forma como é projetado com programas CAD, o projeto não nasce em desenhos 2D e sim em modelos tridimensionais. Contudo a grande diferença de se projetar com o modelo 3D BIM é a necessidade de mudanças na forma de pensar o projeto, pois a edificação deve ser construída virtualmente e não apenas desenhada, dessa forma vários elementos essenciais para um projeto de edificação devem ser pensados logo no inicio da concepção do projeto, ao invés de em etapas posteriores como acontece atualmente.

Os programas BIM também diminuem os erros ocasionados por erros de projetos, que geralmente são identificados em etapas mais avançadas do projeto ou até mesmo na própria construção, como instalações hidráulicas passando por elementos estruturais importantes ou fora dos locais designados. Os programas BIM, se utilizados da forma correta, são capazes de identificar discrepâncias entre as diferentes disciplinas da construção que integram o projeto de uma edificação.

Porque o BIM para cada Profissão:

Explicar o BIM de forma individualizada para cada profissão relacionada ao projeto e a construção é um tanto complicado.
O BIM pode aumentar a eficiência da construção e diminuir erros e discrepâncias entre as áreas que compõem um projeto, diminuindo assim o tempo necessário para se criar um produto de qualidade superior.

BIM Brasil:

Para que os programas BIM sejam implantados de forma eficiente no Brasil, é necessário que a indústria nacional da construção civil crie modelos paramétricos para que uma biblioteca nacional possa ser desenvolvida e assim proporcionar uma utilização mais coerente por parte dos escritórios de arquitetura e engenharia.

Outro aspecto importante para o uso do BIM no Brasil além dos modelos paramétricos é a criação de um padrão de utilização do programa BIM para proporcionar uma interação maior e um melhor fluxo de informação otimizando a produção do projeto.

Renan Balzani e Rodrigo Meira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: