Clássicos da Arquitetura – Robie House

Em um terreno localizado no campus da Universidade de Chicago situa-se um dos maiores ícones da arquitetura moderna, a Robie House. Projetada por Frank Lloyd Wright entre 1908 e 1910 para Frederick C. Robie e sua esposa, Lora Robie, a casa é considerada a obra prima de Wright dentre suas casas do estilo Prairie School. Seus proprietários originais moraram nela por menos de 2 anos.  Depois disso, a casa foi vendida e passou por vários donos e até por períodos de abandono.

As características mais marcantes da Robie House são as linhas horizontais e os materiais utilizados por Wright, e é justamente essa combinação que remete às paisagens de pradaria do meio oeste dos Estados Unidos. Os tijolos foram feitos sob medida para a casa, com metade da altura e juntas verticais na cor do próprio tijolo, acentuando a horizontalidade da casa.

Dentre as inovações arquitetônicas na época destaca-se o uso de vigas metálicas para garantir o balanço de 3 metros na frente da casa, a integração entre espaço interior e exterior pelas inúmeras janelas e sacadas com a preocupação de garantir a máxima insolação no inverno, e a criativa solução de delimitar através de um muro baixo, na maior lateral do lote, um espaço onde as crianças pudessem brincar ao ar livre sob o alcance visual dos pais. Inclusive esse espaço é rebaixado para resguardar mais as crianças se criar um muro demasiadamente alto.

O sistema de iluminação que permitia controlar todas as luminárias da casa criando possibilidades de jogos cênicos também era inovador, lembrando que isso tudo foi projetado  em 1909!

Para completar, há uma garagem com 3 vagas – não era qualquer pessoa que podia ter 3 carros; Robie era um homem visionário da época, além de bastante rico.

Wright projetou também o mobiliário da casa, pois ele acreditava que era quase impossível dissociar o exterior do interior de uma edificação: “it is quite impossible to consider the building one thing and its furnishings another. … They are all mere structural details of its character and completeness.”

A Robie House foi uma das últimas casas projetadas no estilo Prairie School. Após décadas de abandono e até ameaças de demolição – quase foi demolida na década de 1950 – hoje a casa vem sendo restaurada e é aberta à visitação do público.

Martha Battaglin

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: