Clássicos da Arquitetura – Pavilhão Barcelona

Considerado um dos maiores marcos da arquitetura moderna, o Pavilhão Barcelona foi projetado por Ludwig Mies van der Rohe para representar a Alemanha na Feira Mundial de 1929 em Barcelona. O pavilhão deveria representar o espírito de uma nova era para a Alemanha, uma nação democrática, próspera e pacífica.

Mies projetou um edifício caracterizado pelo contraste no uso de materiais tradicionais como o mármore e materiais industrializados inovadores para a época, com destaque para os famosos pilares de aço. São apenas oito pilares que ficaram célebres pelo desenho em formato de cruz grega. A construção do espaço interno e a divisão dos ambientes é dada por planos perpendicularmente assentados constituídos pelos panos de vidro e pelas paredes revestidas de mármore, acabamento refinado e belíssimo marcante do projeto.

Os planos internos e os pilares de aço. Fonte: http://pt.wikipedia.org/

Os planos internos e os pilares de aço. Fonte: http://pt.wikipedia.org/

A planta livre e ampla, a clara distinção entre estrutura e vedação, os panos de vidro,  o traçado horizontal marcante e a laje plana de cobertura são pontos fundamentais do desenho modernista. Mies concebeu um espaço favorável à permeabilidade do ambiente interno com o externo, o qual conta com um pátio onde há um espelho d’água e uma escultura de formas femininas, a Alba, obra do escultor alemão Georg Kolbe.

Para complementar o espaço de formas depuradas, Mies também projetou o mobiliário. As conhecidas cadeiras Barcelona desenhadas em 1929 até hoje possuem desenho atual, uma evidência da genialidade e vanguarda de todo o projeto do Pavilhão.

Com o término da exposição da Feira, o pavilhão foi demolido. Entretanto, tal foi a magnitude de sua concepção e existência que na década de 1980 a Fundação Mies van der Rohe reconstruiu o edifício em seu sítio original e hoje ele permanece sendo uma das obras que melhor exemplifica os conceitos da arquitetura refinada de Mies.

 

Martha Battaglin

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: